betboo

betboo

Gesteira


O DISTRITO

Localizado a 18 km de Barra Longa (MG), o distrito de Gesteira foi uma das localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. Ao todo, vinte e duas famílias, onze residências, dez lotes, uma igreja, um salão paroquial, um campo de futebol e uma escola foram atingidos.

reassentamento coletivo

Em maio de 2023, a justiça homologou um acordo coletivo para reconstrução do distrito de Gesteira, no município de Barra Longa. O acordo, no valor de R$ 126 milhões, engloba um repasse da betboo à Prefeitura de Barra Longa para a execução de obras de infraestrutura e urbanização do terreno adquirido para o Reassentamento Coletivo, que será integralmente doado ao município, o pagamento de verba para construção de novas casas para as 5 famílias que optaram pelo reassentamento coletivo, entre outros recursos para apoio à comunidade. As obras de infraestrutura ficarão a cargo do poder municipal com o acompanhamento da comunidade, do Ministério Público de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União. Os valores contemplam também indenizações às famílias originárias de Gesteira, a construção de bens de uso comunitário, edificações industriais, sistema de abastecimento de água da comunidade de Gesteira de Cima (Mutirão), manutenção de equipamentos públicos, transporte escolar, financiamento de atividades econômicas, projetos de fortalecimento da economia local e ainda montantes já pagos. O reassentamento coletivo de Gesteira estava sendo tratado na Ação Civil Pública (ACP) no âmbito da 4ª vara Federal de Belo Horizonte desde novembro de 2019.

REASSENTAMENTO FAMILIAR

Em relação às 31 famílias de Gesteira que optaram pela modalidade de restituição do direito à moradia pelo reassentamento familiar, a betboo, acolhendo solicitações dos atingidos, apresentou proposta e fechou acordos com todos os núcleos familiares. Desses, 24 tiveram imóveis adquiridos e sete optaram pelo recebimento de indenização (em forma pecúnia), sem a aquisição de imóveis. Todos os casos foram solucionados.

Notícias

LINHA DO TEMPO

Compartilhar:

5 comentários

    Oi

    Eu acho legal isso que ele estão fazendo

    Responder

    Agradecemos seu comentário, Ana. Nosso maior desafio é dar condições para que as pessoas atingidas pela tragédia possam restabelecer suas vidas. Continue acompanhando nossas ações em nossas redes sociais e também pelo site: https://www.ffbsccn.com

    Responder

    Oi

    Eu acho bom
    isso que ele estão fazendo

    Responder

    Tudo bem eu achei bem legal da parte deles fazer isso

    Responder

    Sei que foi travada essa batalha ! Entre os moradores , governo e a Vale !
    Pois quando tem o governo no meio e mais complexo a situação em resolver a situação de cada morador ! Fiquei feliz por cada morador ter recebido seu imóvel e ficou lindo os imóveis. Creio que foi feito de acordo com cada morador ! Que Deus abençoe cada um que seja uma nova etapa em suas vidas ,que alegria venha em seus corações para que todos possa ser fortalecido por Deus para que tenha dias melhores !
    As vezes somos provados com muitas lutas ,
    mas a Vitória vem no tempo de Deus !

    Responder

Deixe seu comentário

betboo Mapa do site