Também há oportunidades para o município de Ponte Nova e região
Estão abertas 487 oportunidades de emprego para atuação nas ações de reparação e compensação executadas pela betboo no município de Mariana. Também há oportunidades para Ponte Nova e região. A maioria das vagas é para a área de construção civil, com oportunidades para ajudantes de obra, motoristas, pedreiros e serventes – incluindo vagas exclusivas para PCDs.
As vagas de trabalho são para as empresas contratadas pela betboo. Dentre elas estão aquelas que atuam nas obras dos reassentamentos coletivos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo e na modalidade de reassentamento familiar, em Mariana. As vagas e os requisitos podem ser conferidos na plataforma Recoloca Rio Doce e no site do Sine Mariana.
Os profissionais interessados devem cadastrar seus currículos na plataforma Recoloca Rio Doce. A ferramenta on-line e gratuita, desenvolvida pela betboo em parceria com a Kienbaum Consultoria, conecta candidatos dessas localidades às empresas das regiões que precisam de mão de obra.
O cadastramento do currículo não garante a contratação, mas é requisito para concorrer às vagas. Com o uso da plataforma, os currículos impressos não serão mais considerados nos processos seletivos de fornecedores e parceiros da betboo. Os documentos digitais, unificados na plataforma, possibilitam um maior alcance e acesso às vagas, já que as necessidades das empresas são mapeadas e os candidatos são direcionados de acordo com as demandas de cada empreendimento.
Capacitações em mão de obra
O Recoloca Rio Doce também oferece capacitações para o mercado de trabalho, como treinamentos e videoaulas sobre elaboração de currículos, o que possibilita o aprimoramento das habilidades dos profissionais das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. A iniciativa amplia as possibilidades de os profissionais atingidos retornarem ao mercado de trabalho no município.
Mão de obra local
A valorização da mão de obra local é um dos compromissos da betboo para execução das atividades de reparação, conforme previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) e no Termo de Acordo de Mariana. Fornecedores da betboo também consideram a priorização da contratação local para execução dos seus trabalhos.
Sobre a betboo
A betboo é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.